Globo pode atrasar estreia de novela, por causa da Record

|



No mundo da tevê, algumas coincidências acabam criando incertezas para atores e autores de novela. Este mês, por exemplo, foi noticiado que o dramaturgo Bosco Brasil, contratado da Globo, voltaria a ocupar o horário das seis na emissora, assim que Paraíso, remake de Benedito Ruy Barbosa, terminasse - o que deve ocorrer entre setembro e outubro deste ano.

Ocorre que, apenas uma semana após esse anúncio, a Record informou que, a partir desta terça-feira (17), às 17h, começa a reprisar Bicho do Mato - sucesso de 2006 escrito por Bosco Brasil (que então estava na Record) e Cristianne Fridman.
Bicho do Mato é uma novela longa, de nove meses. Ou seja, segue até novembro.
Agora, nos bastidores da Globo, comenta-se, que muito provavelmente a emissora carioca prefira atrasar a volta de Bosco Brasil, da mesma forma que fez com Benedito Ruy Barbosa, quando teve Pantanal, de sua autoria, exibida no SBT.
Vale lembrar que Paraíso tinha a preferência da Globo, mas Miguel Falabella acabou levando a melhor, lançando Negócio da China antes.

Procurada, a assessoria de imprensa da Record informou apenas que a reprise Bicho do Mato foi uma "escolha estratégica de teledramaturgia da direção".
Por outro lado, Bosco Brasil explicou que, para os autores, ser reprisado em duas emissoras ao mesmo tempo, não é grave.
"Não é muito grave. É uma coisa que eles (os executivos das emissoras) já esperam, pois sabem que o autor que contratam trabalhou em outro lugar antes. Já para os atores é mais complicado ter sua imagem em duas emissoras, ao mesmo tempo", disse o autor.

Bosco Brasil, aliás, está em alta. Autor premiado pela peça teatral Novas Diretrizes em Tempos de Paz, ele adaptou seu texto para o filme Tempos de Paz, dirigido por Daniel Filho. O longa estreia ainda neste semestre e tem Tony Ramos e Dan Stulbach como atores principais.

BOMBA: Africano vai entrar na casa do Big Brother Brasil 9

|

Mais uma entre tantas novidades da nona edição do Big Brother Brasil, da Globo. No dia 28 próximo, a atração vai ganha mais um novo integrante: o angolano Ricardo David Ferreira Venâncio, 21, o Ricco. A informação é da coluna de Daniel Castro, do Jornal Folha de S. Paulo.

O tal de Ricco, que fala português, venceu o terceiro Big Brother África, realizado na África do Sul no ano passado, com concorrentes de 12 países africanos.
Ainda segundo o colunista, o estrangeiro fará uma participação especial, como ocorreu em BBB 7 com o argentino Pablo Esposito. Ficará quatro dias na casa. Entrará durante uma das festas, que terá DJ e comidas típicas de Angola.
Vale lembrar que, através de votantes por telefone e SMS, André e Maíra, que estavam desde quinta-feira (12) em um casa de vidro, entraram na casa esta semana, juntando-se aos demais confinados.

Segundo o diretor Boninho disse ao Jornal Folha de S. Paulo, 95% dos votos de telefone e SMS foram para o "sim" e os dois entraram na competição. Os votos de internet são em quantidade muito superior, mas a Globo continua adotando pesos diferentes. Um voto por telefone vale mais do que um pela internet. Mas, esses pesos são mantidos em sigilo pela emissora.

O FUXICO

Em novo horário JN oscila na casa dos 30 pontos

|



Começando às 20h15 em ponto, jornal entrega bons índices para novela

Com o final do horário de verão, o Jornal Nacional voltou a ser transmitido às 20h15 em ponto. Nesta segunda-feira (16), o telejornal apresentado pelo casal 20 da tv brasileira - William Bonner e Fátima Bernardes - recebeu bem de 'Três Irmãs' que teve pico de 30 pontos. E manteve a média.

O telejornal entregou às 20h51 com 30 pontos também. O pico do jornal chegou à 33 pontos. As outras emissoras brigaram feio durante todo tempo de exibição do JN. A Record, que alterou o horário do seu jornal, passou a se consolidar na segunda posição a partir das 20h, oscilando entre 10 e 12 pontos. A BAND, também com o jornal e um trecho da 'Escolinha' conseguiu se estabelecer na terceira posição variando de 4,5 a 7 pontos. Depois das 20h15 a briga foi maior entre Hebe e a BAND. Eles alternavam suas posições a cada minuto.

A RedeTV! com seu 'TV Fama', durante a exibição dos jornais não ultrapassou dois pontos. Após a exibição de matérias com musas do Carnaval e ensaios, o programa alavancou e chegou a 4 pontos, também entrando na disputa pelo quarto lugar até as 20h51 quando terminou o JN.

PORTAL PS

Novela da Globo exagera, mas também mostra realidade de muitos indianos

|



Janela para o Oriente no horário nobre da televisão brasileira, a novela Caminho das Índias mostra aspectos de uma cultura rica e muito distante do nosso país. A maneira como o folhetim da TV Globo retrata os indianos, entretanto, nem sempre é a mais atualizada. A seguir, indianos e brasileiros ligados à Índia comentam alguns aspectos culturais abordados pela novela escrita por Glória Perez:

Casamento
"Na Índia, quase sempre os casamentos são arranjados", conta o presidente da Associação Brasileira de Ayurveda, Aderson Moreira da Rocha, repetindo o que disseram muitos indianos. O arranjo pode ser feito por um sacerdote, por um conhecido da família ou por uma agência matrimonial. O mais comum, porém, de acordo com os entrevistados, é o casamento por meio de anúncios de jornal. É provável que, na hora de analisar anúncios, uma família atente para a casta dos candidatos a matrimônio, informação que deve constar do texto juntamente com outras, como idade e sexo. Mas esse dado já não tem a importância de antes. Pela tradição, as uniões deveriam ocorrer apenas dentro de uma casta, mas isso está mudando. "Muitas famílias não seguem mais o costume", diz a cantora Ratna Bali. Portanto, impedir o casamento entre pessoas que não pertençam a um mesmo grupo, como acontece entre Maya (Juliana Paes), filha de um comerciante de perfumes, e o dalit Bahuan (Márcio Garcia), não é tão fácil. Ainda mais porque o dalit em questão possui uma boa formação acadêmica, fator capaz de inflacionar um dote. Além disso, a opinião dos noivos costuma ser levada em consideração, diferentemente do que a trama faz crer. "Antes de selar o compromisso, é feito um encontro para que as famílias se conheçam e também os noivos, que têm então a oportunidade de conversar a sós", conta o astrólogo Ananda Jyothi. "É difícil o filho não opinar", afirma o representante comercial Jagdish Doshi. Construir o mapa astral dos noivos para avaliar sua compatibilidade é comum, mas não obrigatório.

Dança

Chama a atenção dos espectadores brasileiros a forte presença da dança na Índia mostrada por Glória Perez. Segundo os indianos, a música e a dança têm mesmo uma grande participação no cotidiano do país. "Dançar é um modo de festejar a vida, que é uma manifestação divina. Por isso, todas as ocasiões têm música", afirma a cantora Ratna Bali, que prestou consultoria musical à novela. "A dança é uma expressão de felicidade", diz o comerciante Manik Jaspal. Para ele, também o colorido da trama é realista. "O povo, as festas... Tudo na Índia é muito colorido."

Relações familiares

Outro exagero do folhetim diria respeito ao modo de tratamento entre sogras e noras ou entre esposas e maridos. Na novela, as mulheres indianas não chamam nem um nem outro pelo nome: fazem uso dos títulos de parentesco. A cantora Ratna Bali discorda do texto. "A gente nunca chama a pessoa pela relação que tem com ela. Eu, por exemplo, não chamo a minha sogra de sogra, mas de mãe, porque ela é como uma mãe para mim", diz. Se ainda não é uma regra geral, chamar o marido pelo nome já é algo facilmente observável. A chef de cozinha indiana Nina Doshi chama o marido Jagdish, com quem é casada há 35 anos, pelo nome próprio. Mas conta que, para falar com o esposo, a sua mãe, de 80 anos, o chama de "pai da Nina". Outro subterfúgio para não pronunciar o nome do marido diante dele é chamá-lo por um termo equivalente a "irmão mais velho", o que ocorre em alguns lugares da Índia, segundo o astrólogo Anand Jyothi.

Animais

Num dos primeiros capítulos da novela, uma vaca é vista nos domínios do comerciante Opash, o patriarca vivido por Tony Ramos. A cena fez rir muitos indianos radicados no Brasil - segundo eles, a relação com os animais é diferente entre os indianos, mas nem tanto. Na Índia, conviver em harmonia com os animais é normal, porque, da maneira como se vê o mundo, a separação entre homem e natureza não faz o menor sentido. A integração entre o indiano e a natureza pode ser conferida nas metáforas usadas pelos personagens ("Ela é bonita como a lua", "Ele é duro como um burro teimoso") e nas cenas de rua, repleta de bichos. "É um caos total: você encontra elefante, cabrito, vaca e macaco, tudo junto, e todo mundo vive em paz", diz Doshi, que mora há 35 anos no Brasil mas vai anualmente à Índia. Daswani, do restaurante Tandoor, lembra que os animais estão presentes na mitologia indiana na forma de deuses, como o Ganesha, de cabeça de elefante, que aparece na abertura da novela. "Essa diferença entre seres humanos e animais fomos nós que criamos. O divino está em todo lugar, nos bichos, nas pedras, nas montanhas." Todos os entrevistados, porém, afirmam: entre conviver harmoniosamente com a natureza e ter uma vaca dentro de sua loja há uma grande distância. "Isso ninguém faz", garante a cantora Ratna.

NOTÍCIAS DA TV

|

CARNAVAL RENOVADO



A Rede Globo anunciou nesta terça-feira a renovação do acordo para os direitos de transmissão dos desfiles do Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. O novo contrato com a Liga Independente das Escolas de Samba vai até 2014 e prevê, além da transmissão em território nacional, a distribuição do sinal para países europeus e também para os Estados Unidos. Para este carnaval, a emissora planeja implantar novos recursos gráficos e dinamizar a participação dos repórteres, que deverão realizar entradas mais curtas. Neste ano, serão transmitidos na íntegra os desfiles de São Paulo e Rio de Janeiro e flashes da festa em Salvador, Recife e Olinda.

PROGRAMAÇÃO ALTERNATIVA



Os programas da Record devem seguir os esquemas tradicionais e abordar o carnaval apenas em alguns quadros. A idéia é oferecer algo para o telespectador que não gosta da folia de Momo e prefere filmes e entretenimento. Levantamentos mostram que em anos anteriores a audiência da Record subiu durante os dias de carnaval. A mesma estratégia será adotada pelo SBT, que seguirá sua grade normal e abrirá espaço nos telejornais para informações sobre a movimentação no carnaval. O programa de Hebe Camargo, por exemplo, será musical e vai misturar os mais diferentes estilos.


ENQUANTO ISSO NO CABO ...

Os canais por assinatura também apostaram na grade normal para conquistar o telespectador que não gosta de carnaval. Os canais Sony e o AXN resolveram exibir episódios inéditos de suas séries e filmes variados. No sábado, por exemplo, tem episódio inédito de "American Idol" com duas horas de duração. No mesmo dia vale a pena conferir o "Documentário Stereophonics: Rewind", que traz a trajetória do grupo Stereophonics, uma das mais importantes bandas do cenário musical contemporâneo. O especial mostra cenas da carreira do grupo galês, além de gravações inéditas, bastidores e imagens do acústico do álbum “Just Enough Education To Perform”. Já no domingo, vale a pena conferir no AXN, às 11h, o episódio inédito de "The Amazing Race" gravado no Camboja, onde eles terão que abastecer um caminhão para receberem a próxima pista.

Pedimos Desculpas.

|



Pedimos desculpa por não apresentar o 2º capítulo de A Outra por problemas técnicos.

Mais amanhã tera mais um capítulo emocionante de A Outra!!!

Beatriz descobre a traição de Rafael com a sua melhor amiga!

de segunda a sexta ás 16:10!

Também pedimos desculpas por não exibir a coluna Blog musical!

Obrigado pela compreenção de todos!

Coluna: Blog Musical!

|

Estamos hoje fazendo a nossa primeira edição da coluna Blog Show!!!

Esta coluna ira falar sobre os bastidores do blog!

E para quem perdeu o 1º capitulo de A Outra um resumo basico!



Beatriz da a luz a Kiko. Beatriz esta muito feliz para sua festa de casamento. Esther entra na festa e da de cara com beto e Arminda mas ela passa direto fingindo não ter visto eles, Beatriz pega Catarina e Rafael se beijando.


Essa semana é uma semana muito especial temos a nova programação e estreiamos uma web-novela.

E dia 23/02/09 tem mais a reprise de "Caminhos da Vida"!